Proof - 10 Euro Arte Contemporânea Urbana «Vhils»

Clique na foto para ver mais imagens

Descrição: 10 Euro Arte Contemporânea Urbana  «Vhils» 2021

Data: 2021

Acabamento: Prata-Proof

Estojo: Estojo Original INCM, Certificado e Blister.

Obs: A foto ilustra uma moeda exemplificativa, irá receber uma exactamente em estado semelhante ao descrito;

 

A primeira moeda integrada na nova série de moedas comemorativas dedicadas à Arte Contemporânea Urbana é uma criação do artista urbano Alexandre Farto, a.k.a. Vhils. 

 Vhils é um dos criadores mais originais da sua geração e um embaixador da arte contemporânea portuguesa, sendo atualmente o artista português mais reconhecido internacionalmente, com aquela que se tornou a sua imagem de marca   a «destruição criativa». As suas peças têm também recebido o aplauso da crítica e marcado presença em galerias, museus e festivais de arte urbana um pouco por todo o mundo.  


Vhils reflete sobre identidades pessoais e comunitárias, sobre a organização das cidades e os fenómenos sociais decorrentes da globalização. Os rostos que «esculpe» com os materiais da cidade — muros, posters, cimento, esferovite, portas — espelham as aspirações e inquietações humanas, bem como as exigências da vida no mundo atual.  


No anverso da moeda, uma tag, o tipo assinatura caraterística dos graffiters, remetendo para as raízes do artista. No verso, o olho, um dos elementos que vemos surgir recorrentemente nas suas obras, que nos fita e interroga, numa curiosa inversão das proporções, que passadas do monumental à miniatura.

  
Vhils cresceu na Margem Sul de Lisboa. O seu percurso iniciou-se no graffiti, mas cedo começou a explorar novos caminhos, sem parar de desenvolver a sua criatividade escultura conceptual, à instalação e ao vídeo. 


À medida que o nome e a obra de Vhils se disseminam pelo mundo, é também um pouco de Portugal que chega mais longe. 

 

95.00€

 

 

Todos os preços incluem IVA à taxa legal.